Tipos de Aparelhos Ortodônticos
Quem usa aparelho ortodôntico sabe que ele acaba se tornando um acessório de beleza, como os óculos, por exemplo. Por isso, de acordo com a vaidade de cada pessoa, a cor e modelo escolhidos fazem toda diferença. Os aparelhos podem ser prateados, coloridos, transparentes ou até mesmo invisíveis.
Aparelho Fixo: Esse é o tipo mais comum. A estrutura do dispositivo é composta por bandas, fios e/ou braquetes. O objetivo do aparelho é fazer com que os dentes sejam puxados, movendo-se gradualmente em direção à posição correta. Por não permitir a remoção, não dependemos muito da colaboração ou utilização por parte do paciente para obter resultados efetivos. Com esse aparelho conseguimos movimentos precisos dos dentes, porém exige um cuidado maior na sua higienização. Os aparelhos fixos atuais estão muito mais anatômicos e confortáveis para a boca.
Aparelho Fixo Estético: Possui a mesma função que o aparelho de metal: corrigir dentes tortos e desalinhados. Porém, esse modelo é feito de materiais transparentes, mantendo assim uma melhor estética quando comparado ao metálico. Os braquetes são feitos, em geral, de policarbonato, porcelana ou safira. Além de super discreto, eles não desgastam e proporcionam mais segurança e beleza ao sorriso do paciente. A procura por esse tipo aumenta constantemente. É uma excelente opção para quem quer e precisa corrigir a má formação sem deixar de lado a estética e a aparência.
Aparelho Móvel: Muito eficaz para crianças com ou sem dentição definitiva. Em geral, até uns 12 anos de idade é aconselhável esse tipo de aparelho. Explicando de uma forma bem simples, o aparelho móvel tem a função de manter os dentes na posição certa, por isso, ele é indicado após a retirada do aparelho fixo para conter o desalinhamento dos dentes. Mesmo que seja móvel, seu uso deve ser constante. Deixar de usá-lo regularmente pode prejudicar todo o resultado do tratamento. Fique esperto!
Expansor Palatino: Muita gente nem conhece, mas o expansor palatino é também um tipo de aparelho. Esse modelo promove um ganho transversal na largura do palato (céu da boca) sendo indicado em jovens para corrigir mordida cruzada, ou seja, quando a região posterior do arco superior estão estreitos em relação ao inferior, além de ganho de espaço para dentes anteriores apinhado.
Para obter o mesmo resultado em adultos, muitas vezes é necessária uma intervenção cirúrgica. Por isso, insistimos na velha máxima de que quanto mais cedo for tratado, melhor. A procura do tratamento ortodôntico pelos pais para os seus filhos está cada vez mais consciente, seja pela indicação do odontopediatra ou pelo seu médico pediatra. Mas o bom é que não temos idade “máxima” para começar a correção, os adultos também se beneficiam com tratamentos mais eficientes e estéticos.
Transforme o seu sorriso. Agende sua consulta!
Passo Fundo (54) 99600-4466
Sarandi (54) 99180-0628
Fonte: sorrisologia.com.br