Tártaro: como prevenir e tratar?

O tártaro é formado por sais de cálcio e magnésio a partir da evolução da placa bacteriana que passa a se acumular na borda dos dentes ou sob as gengivas e vai se calcificando com o tempo. Isso pode ocasionar outros problemas como a formação de cáries, gengivite e mau hálito, por isso a importância da prevenção!

Ao contrário da placa bacteriana que é uma película incolor, o tártaro é uma formação mineral facilmente visível, se estiver acima do nível da gengiva. O sinal mais comum é uma cor marrom ou amarela nos dentes na região da margem gengival.

Ele não só prejudica a saúde dos seus dentes e gengiva, mas também é um problema estético. O tártaro, por ser poroso absorve as manchas com mais facilidade. Assim, para aquelas pessoas que fumam ou tomam chá ou café, é ainda mais importante que evitem a formação do tártaro.

Como prevenir?

A melhor forma de evitar a formação de tártaro nos dentes é manter uma boa higiene bucal, escovando os dentes sempre depois de comer. Passar o fio dental diariamente também ajuda a evitar o acumulo de sujeira entre os dentes, diminuindo assim a formação de tártaro. E para potencializar a prevenção, uma alimentação correta, rica em minerais é fundamental.

Como tratar?

Apesar de ser fácil de identificar, é necessário fazer uma consulta com um cirurgião-dentista para obter o diagnóstico final, assim como a gravidade e o tratamento do problema. A análise completa é feita clinicamente por ele e vai detectar se o tártaro é supragengival ou subgengival.  Quando a placa está mais presa ao dente, o dentista realiza profilaxias (limpezas), removendo toda a placa bacteriana acumulada e o tártaro depositado no dente.

Gosto do nosso post? Agende uma avaliação agora mesmo e conheça nossos serviços!

Agende pelo Link > 
Agende pelos telefones >   Passo fundo – (54) 3312-4466 / Sarandi – (54) 3361-2649
Agende pelo whatsapp > Passo Fundo – (54) 99600-4466/ Sarandi – (54) 99180-0628