Sintomas da Cárie

A cárie dentária pode ser definida como uma lesão causada pela presença de bactérias que perfuram o dente, causando dor e desconforto em pessoas de todas as idades. As cáries podem ser divididas, de acordo com sua localização, em:

Coronárias: cáries que se localizam entre os dentes ou mesmo na região de mastigação, em geral, dos dentes posteriores de crianças e jovens.

Radiculares: cáries que se desenvolvem próxima as raízes dos dentes de adultos, devido a retração (diminuição) natural da gengiva, causada pelo envelhecimento.

Recorrentes: cáries que, mesmo após uma restauração ou obturação, voltam a surgir, graças ao acúmulo de placas nas regiões expostas dos dentes.

Veja os principais sintomas:

Dor de dente constante: A presença de dor de dente é um dos sintomas mais comuns das cáries. Em muitos casos, as cáries atingem regiões próximas aos nervos dentais, causando assim um desconforto que pode ser constante e de intensidade leve, moderada ou intensa.

Maior sensibilidade dental: Outro sintoma comum é o aumento da sensibilidade que pode surgir em diversas situações: desde uma simples mudança de temperatura, com alimentos quentes ou frios e, até mesmo, com um simples toque no dente cariado.

Incômodo na hora da mastigação: Devido ao aumento da sensibilidade e das dores pela própria lesão, que vai aumentando aos poucos, um dos sintomas da cárie é o desconforto na hora de mastigar os alimentos, tornando a simples experiência de uma refeição, algo desagradável.

Mau hálito: Um dos sintomas de cáries mais extensas é a presença de mau hálito. Segundo especialistas, isso ocorre porque alimentos ficam presos com mais facilidade nas lesões, atingindo a polpa do dente e contribuindo para o surgimento do mau hálito.

Manchas nos dentes: A descoloração ou a presença de manchas escuras nos dentes é mais um dos sintomas da cárie que deve fazer você ficar atento. Se notar o surgimento de uma mancha, na dúvida, consulte o dentista para avaliar que procedimentos podem ser realizados.

Inchaço nas gengivas: Quando as cáries não são tratadas, a tendência é de que as bactérias atinjam a polpa do dente, região que se estende até a raiz e é composta pelos nervos e vasos sanguíneos do dente. Quando isso ocorre, pode haver formação de inchaços, inflamações e até sangramento na escovação.

Presença de orifícios nas regiões cariadas: Finalmente, com a presença das cáries em um ou mais dentes, é natural que orifícios ou pequenos furos se formem na região cariada, tornando as lesões visíveis e perceptíveis ao toque.

Na presença de algum dos 7 sintomas da cárie aqui listados, o ideal é que você visite-nos o quanto antes, evitando assim, que o problema evolua para doenças bucais mais graves.

 

 

 

Transforme o seu sorriso. Agende sua consulta!

Passo Fundo (54) 99600-4466

Sarandi (54) 99180-0628

 

Fonte: odontoclinic.com.br