Roer as unhas pode ser prejudicial para seus dentes

Você sabia que o hábito, ou melhor, o vício de roer as unhas tem um nome próprio? O termo é onicofagia. Difícil de ser controlada, a mania costuma gerar consequências que vão além de danos à aparência das unhas e machucados nos dedos.

Crianças ou adultos que roem as unhas podem fraturar, lascar ou desgastar os dentes anteriores por conta do estresse causado pelo hábito. E aqueles que usam aparelhos ortodônticos criam para seus dentes um risco ainda maior de reabsorção radicular (um encurtamento das raízes) ou perda dental, uma vez que os aparelhos já expõem os dentes a uma pressão aumentada.

Um estudo no periódico General Dentistry também relatou que pacientes que roem as unhas, mastigam lápis ou apertam os dentes podem apresentar risco aumentado de bruxismo — ação não intencional de ranger ou apertar os dentes que pode causar dor facial, dores de cabeça, sensibilidade dentária, retração da gengiva e perda dental.

Outra questão importante, é a higiene. Nem sempre as mãos e as unhas estão limpas quando a pessoa as coloca na boca. Isso abre caminho ao contato com vírus e bactérias. A presença desses micro-organismos pode ocasionar gengivite, doença periodontal e até problemas sistêmicos. Outros riscos para a saúde dental podem incluir feridas e lacerações dos tecidos gengivais provocadas pelos bordos cortantes das unhas.

Fique ligado: roer as unhas pode ser um hábito difícil de abandonar  mas, se não o fizer, sua saúde dental pode sofrer muito mais do que a sua manicure. Esse hábito pode até parecer inofensivo, entretanto, vale a pena refletir sobre o assunto e ter atenção com as crianças pois boa parte das pessoas começa a roer as unhas ainda na infância.

Agende uma avaliação agora mesmo e conheça nossos serviços!

Agende pelo Link > 
Agende pelos telefones >   Passo fundo – (54) 3312-4466 / Sarandi – (54) 3361-2649
Agende pelo whatsapp > Passo Fundo – (54) 99600-4466/ Sarandi – (54) 99180-0628