Raio X, pra que serve?
A radiologia odontológica engloba o raio x da boca (dentes, gengiva, maxilares, entre outros). Estes exames de radiologia (que usam raios x) são usados diariamente pelos médicos dentistas no seu consultório ou recorrendo, em alguns casos, a centros especializados neste tipo de exames.
A radiologia odontológica reveste-se de crucial relevância na atualidade, quer em termos de diagnóstico de diferentes patologias, quer em termos de avaliação da resposta ao tratamento, como por exemplo: a cárie dentária, doenças periodontais, tratamentos ortodônticos (aparelhos dentários), próteses dentárias, colocação de implantes dentários, entre muitas outras, como veremos adiante com mais pormenor.
Na medicina dentária, permite estudar os dentes, as gengivas, os maxilares e estruturas ósseas da boca, sendo um importante método no diagnóstico e tratamento de inúmeras patologias, como veremos adiante.
A imagem produzida pelos raios X assenta num princípio básico da relação entre os raios emitidos e os raios recebidos após atravessarem determinado material. Ou seja, é feita uma emissão de raios x, fazendo passar os raios emitidos através de determinado corpo. A imagem criada será construída mediante o grau de dificuldades com que raios x atravessarem esse corpo. Materiais mais densos são mais difíceis de atravessar, enquanto os materiais menos densos são mais facilmente atravessados pelos raios x. Esta diferença de densidades permite-nos distinguir as diferentes partes em estudo.
Os dentes e os ossos são partes mais densas quando compradas com outras estruturas ou partes moles como, como por exemplo, as gengivas (são menos densas). Os raios x atravessam as partes menos densas com maior facilidade (p. ex. gengiva), formando uma imagem mais escura. Pelo contrário, as partes mais densas (p. ex. dentes) geram uma imagem mais brilhante. Por seu lado, os materiais restauradores, como os compósitos de resina ou as amálgamas, os implantes dentários de titânio, entre outros, são ainda mais densos que os dentes e ossos e surgem num raio X com uma área branca brilhante. Na cárie dentária existe uma destruição dos tecidos duros dos dentes. Assim, no local da cárie surge uma mancha escura, pois a destruição dos tecidos duros implica uma redução da densidade.
Transforme o seu sorriso. Agende sua consulta!
Passo Fundo (54) 99600-4466
Sarandi (54) 99180-0628
Fonte: saudebemestar.pt