O cirurgião dentista pode me ajudar com a apneia do sono?

Resultado de imagem para appena sveglia

Os principais sinais da apneia envolvem um sono conturbado, com movimentação excessiva, ronco alto alternado com períodos silenciosos e sonambulismo. Após acordar, o cansaço, sono excessivo, a cefaleia matinal e a irritabilidade também podem indicar o distúrbio. Por refletir diretamente no dia seguinte, a apneia afeta a produção no trabalho, as relações pessoais e pode desencadear muitos problemas.

A apneia acontece principalmente durante o sono, quando os músculos da região da garganta relaxam demais e podem obstruir a passagem de ar. Certos hábitos e condições são fatores de risco para a doença, tais como obesidade, idade avançada, uso de álcool, desvio de septo e o consumo de remédios para dormir. Nos casos leves e moderados, é possível tratar esse problema com a odontologia.

Geralmente, é recomendado o uso de um aparelho intrabucal, feito por indicação do especialista. Usado durante à noite, de forma que o ar passa livremente pelas vias aéreas, o que evita a apneia.

O aparelho é feito sob medida e tem fácil adaptação, de modo que não causa dores, mudança na fala ou na mordida. Além disso, as restrições para o tratamento são poucas. Apenas pacientes que têm muitas ocorrências durante o sono, obesos ou pessoas com alguma disfunção na articulação da mandíbula não recebem a recomendação da placa. Contudo, essa avaliação e indicação de tratamento, apenas um especialista pode fazer.

 

Fonte: blog.dentalclean.com.br/tratamentos/