Mordida cruzada em crianças. Como tratar?

A mordida cruzada é um desalinhamento dos dentes que faz com que, quando se fecha a boca, um ou mais dentes do maxilar superior não alinhem com os de baixo, ficando mais próximos da bochecha ou da língua, e deixando o sorriso torto.

Existem dois tipos principais de mordida cruzada:

– Posterior: é quando os dentes de cima e de trás fecham por dentro dos dentes de baixo;

– Anterior: é quando os dentes de cima à frente fecham por trás dos dentes de baixo.

Além do problema estético, a mordida cruzada pode ainda ter outros efeitos negativos como aumento do risco de cáries e de doença das gengivas que acontecem, principalmente, pela maior dificuldade em escovar corretamente os dentes.

Principais formas de tratamento:

Idealmente, o tratamento para a mordida cruzada deve ser iniciado durante a infância ou adolescência, quando os dentes definitivos ainda estão crescendo. No entanto, existem várias formas de tratamento, que também podem ser usadas no adulto:

  1. Uso de um expansor de palato: O expansor de palato é um aparelho que é fixado no céu da boca, entre os molares, e que vai alargando-o, empurrando os dentes para fora. Para que funcione corretamente é preciso fazer consultas regulares no dentista para ir aumentando gradualmente o tamanho.

Este método funciona melhor em crianças, pois o céu da boca ainda está se desenvolvendo, sendo possível controlar melhor seu tamanho, no entanto, também pode ser usado em alguns adultos.

  1. Remoção de dentes: Esta técnica é mais utilizada em casos em que a mordida é alterada por influência dos dentes de baixo. Isto porque após remover um ou mais dentes, o dentista cria espaço suficiente para que os dentes possam crescer adequadamente, sem afetar o alinhamento.
  2. Uso de aparelho dentário: Esta é uma das formas de tratamento mais utilizadas, especialmente durante a adolescência e a idade adulta, pois ajuda a puxar os dentes para os locais corretos e a alinhá-los. Para isso, é aplicado um aparelho sobre os dentes que fazer pressão constante para “puxar” ou “empurrar” os dentes, alinhando a mordida. Dependendo do grau de alteração da mordida e da idade, este tipo de aparelhos pode ser usado entre alguns meses até vários anos, variando bastante de pessoa para pessoa.Em alguns casos a mordida cruzada pode até causar o surgimento de dor de cabeça frequente, que acontece especialmente devido à contração constante do músculo da mandíbula, que também pode ser conhecido como bruxismo, e que acaba ficando muito tenso e dolorido, irradiando a dor para a cabeça.

     

     

    Transforme o seu sorriso. Agende sua consulta!

    Passo Fundo (54) 99600-4466

    Sarandi (54) 99180-0628

     

    Fonte: tuasaude.com