Cárie: A Inimiga da Boca

Inimiga número 1 dos dentes, amiga fiel do açúcar, a cárie atormenta a vida de milhares de pessoas, principalmente na fase infantil. Estima-se que ao menos uma vez na vida todos apresentarão casos de carie. De origem bacteriana, ela se caracteriza por apresentar perfurações, lesões e deterioração capazes de causar a destruição do dente.

Podendo ser coronária, radicular ou recorrente, a carie é formada por diversas bactérias que vivem na boca e se acumulam nos dentes, transformando o açúcar e o amido em ácidos que formam as placas bacterianas. Quando não removidas, se tornam tártaro. Quando se proliferam, essas mesmas bactérias diluem o esmalte do dente causando a cárie.

A cárie pode ser assintomática ou pode causar sensibilidade nos dentes a alimentos e bebidas frias ou quentes e incapacidade de morder. A dor é sentida apenas quando há fratura ou comprometimento dos dentes.

Alimentos que tendem a ficar presos no dente e não são facilmente diluídos pela saliva como leite, sorvete, mel, açúcar, refrigerante, frutas secas, bolos e biscoitos aumentam a proeminência de cáries. Outros problemas como má escovação, boca seca, pouco flúor, comer com frequência também são causadores da infecção.

Para prevenir as incômodas cáries deve-se optar por alimentos ricos em fibras como cenoura, maçã, pepino pois eles estimulam a salivação. Também é indicado mascar gomas que não sejam à base de açúcar após a refeição, pois elas ajudam a limpar os dentes.

E não esqueça: para manter os dentes limpos e sempre saudáveis são recomendadas a ida periódica ao dentista e uma escovação correta com creme dental à base de flúor.

Fonte: escolapierrefauchard.com.br