Invisalign ou aparelho comum
Alinhar os dentes e conseguir o sorriso perfeito. Esse é o sonho e a necessidade de muitas pessoas, seja por estética ou por problemas de saúde. No entanto, na nossa experiência, percebemos que realizar o tratamento ortodôntico na fase adulta pode ser um desafio. Passar pelo alinhamento dentário com um aparelho metálico não é para todos. Do desconforto à estética, o sorriso metálico dos tratamentos ortodônticos tradicionais desagrada a muitos. Especialmente para aquelas pessoas que trabalham diretamente com a imagem. Nesse post, nós mostraremos que já é possível realizar esse tipo de tratamento de forma praticamente invisível. Falaremos das vantagens e desvantagens dos alinhadores estéticos Invisalign com relação aos aparelhos dentários tradicionais.
Dentes tortos, muito juntos ou separados incomodam muitas pessoas. Além do desconforto estético e do impacto na auto-estima, a posição irregular dos dentes pode provocar dores de cabeça, no pescoço, nos ombros e até nas costas. Disfunções na articulação temporomandibular, responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca, podem ter a mesma origem.
Ortodontia moderna
A ortodontia é a área odontológica responsável por corrigir a posição das estruturas da boca. Por muito tempo, a imagem que se criou sobre os aparelhos ortodônticos foi a de uma boca cheia de metais, elásticos e borrachinhas. O que, até hoje, afasta muita gente do consultório.
Entretanto, já é possível contar com profissionais habilitados para aplicar o tratamento com aparelhos transparentes, praticamente invisíveis. Trata-se do que há de mais moderno no campo da Ortodontia.
O tratamento com o alinhador estético Invisalign é feito com placas muito parecidas com aquelas usadas no clareamento dental. Porém, são confeccionadas com material específico e transparentes. Esses alinhadores são personalizados, feitos individualmente a partir de simulações de computador. O sistema digital prevê passo a passo o movimento dos dentes até o sorriso perfeito. Confecciona-se, assim, uma placa para cada fase. Dessa forma, em média a cada 15 dias, o paciente ganha uma plaquinha nova. Ela funciona como os aparelhos tradicionais, mas de forma praticamente imperceptível.
Alinhadores Estéticos Invisalign: consulta e instalação
A aplicação do alinhador estético começa com a anamnese, exames físicos e complementares, como a digitalização da arcada dentária ao invés da tão traumática moldagem com alginato. Essa, em si, já é uma grande vantagem, já que a moldagem provoca desconforto em muitos pacientes.
O especialista analisa os dados milimétricos provenientes do exames digitais e os encaminha para um laboratório internacional. Lá, é realizada a simulação por computador, o Clincheck. Esta simulação virtual retorna ao ortodontista, que confere todos os detalhes. Após a verificação e eventuais correções, a impressão das placas é realizada nos Estado Unidos.
A aplicação das placas também é bastante simples. Basta alinhá-las com os dentes e pressioná-las com cuidado. No início, é comum a sensação de que elas estão um pouco apertadas, mas logo isso passa. O método é, sem dúvidas, mais higiênico e menos invasivo do que as outras opções. O paciente pode retirar as placas para comer e para fazer a higienização. Anestesias e brocas não são necessárias. Espera-se que cada pessoa use as plaquinhas por cerca de 22 horas por dia. Tudo sem a dor e sem a sensibilidade provocadas pelos aparelhos fixos.
Importante: Para realizar o tratamento ortodôntico com o alinhador estético Invisalign, o ortodontista precisa realizar um curso de treinamento especial oferecido pela Align Technology do Brasil, necessário para habilitá-lo a tratar pacientes com a técnica necessária. Somente profissionais certificados estão habilitados a realizar o tratamento com esses dispositivos.
Transforme o seu sorriso. Agende sua consulta!
Passo Fundo (54) 99600-4466
Sarandi (54) 99180-0628
Fonte: atelierdental.com.br