Dente de leite pode ter cárie?
A cárie no dente é causada principalmente pela falta de higienização correta e o exagero na ingestão de açúcar, o que pode acontecer também nos dentes de leite dos pequenos. É preciso tratar como fazemos com nossa saúde bucal já que uma bactéria pode entrar pelo canal do dente e infeccionar o dente permanente. Então nada de acreditar que o problema vai embora quando o dente de leite cai.
Como identificar uma cárie no dente de leite?
Os pais devem sempre ficar atentos aos dentes dos filhos, principalmente os mais novinhos, que não conseguem realizar uma boa higienização. Dentes de leite são pequenos e branquinhos, seguindo o formato dos permanentes (observe seus dentes num espelho).
Se você observar alguma manchinha no dente, fique alerta:
– Manchas acastanhadas ou acinzentadas podem ser sinal de cárie, e quanto maior a mancha, pior o prognóstico.
– Se seu filho comeu recentemente, o ideal é escovar bem os dentes para ter certeza de que a mancha não é resto de alimento.
– O dente de leite é como uma casquinha de ovo e uma cárie grande (profunda) pode significar um tratamento de canal.
Como tratar?
Ao reparar que o pequeno está com algo diferente no dente (manchinhas ou imperfeições), leve-o ao odontopediatra. Caso uma cárie seja detectada, o profissional irá analisar a profundidade da mesma e assim como em adultos algumas crianças têm que fazer canal para evitar a extração do dente.
Para remoções mais trabalhosas e doloridas (cáries profundas), o odontopediatra pode usar um anestésico local ou até sedar a criança. Por isso é importante levar ao profissional o mais cedo possível para deixar o tratamento rápido e simples.
Agende uma avaliação conosco!
☎ (54) 3312-4466 / (54) 9600-4466